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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
20/12/2010 |
Data da última atualização: |
15/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
GAROFOLO, A. C. S.; TORRES, T. Z.; ALBERGARIA, S. J. G. |
Afiliação: |
ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, Faculdade de Paulínia; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SANDRA JULIA GONÇALVES ALBERGARIA, Faculdade de Paulínia, IG/UNICAMP. |
Título: |
Histórico da inserção política da educação ambiental. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 12.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 7., 2010, Salvador. Anais... [S.l.]: Sociedade Brasileira da História da Ciência, 2010. |
Páginas: |
p. 1-18. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A educação ambiental (EA) atualmente busca conscientizar e formar as pessoas para a valorização da vida, sem consumismo excessivo, sem desperdício de recursos naturais e sem a degradação ambiental sendo para estes motes uma mudança de paradigma que implica tanto numa revolução científica quanto política, devendo ser acima de tudo voltada para a transformação social. Uma de suas características mais marcantes é proporcionar a organização coletiva na busca de soluções para os problemas ambientais contemporâneos. A educação ambiental carece de um espaço crítico social sem entraves. Devido a sua amplitude requer mudanças em profundidade e o envolvimento de toda a sociedade. Desde o início do século XXI a meta para a EA vislumbra uma sustentabilidade socioambiental, recuperando o conceito de ecodesenvolvimento como um processo transdisciplinar do meio natural. Desde Maurice Strong em 1973 até Ignacy Sachs na década de 80 três pilares importantes foram traçados para convalidar esta racionalidade: eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Para esta prática é necessário conhecimento da realidade e noções de conteúdos específicos visando a formação de uma postura crítica, além de uma consciência política e de cidadania. A EA trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política devendo ser acima de tudo voltada para a transformação social. Sendo assim em tempos de desenvolvimento sustentável, fica impossível não pensarmos em fortalecer uma educação ambiental que ao resgatar sua história, contemple uma prática educativa articuladora que seja capaz de enfrentar concomitantemente a degradação ambiental e os problemas sociais. Neste sentido o presente trabalho analisa a inserção política da EA no Brasil fazendo algumas reflexões sobre os percursos que deve seguir. Entende-se que como prática política a EA deverá ser caracterizada pela organização coletiva na busca de soluções para os problemas ambientais resgatando sua própria história neste cenário. MenosA educação ambiental (EA) atualmente busca conscientizar e formar as pessoas para a valorização da vida, sem consumismo excessivo, sem desperdício de recursos naturais e sem a degradação ambiental sendo para estes motes uma mudança de paradigma que implica tanto numa revolução científica quanto política, devendo ser acima de tudo voltada para a transformação social. Uma de suas características mais marcantes é proporcionar a organização coletiva na busca de soluções para os problemas ambientais contemporâneos. A educação ambiental carece de um espaço crítico social sem entraves. Devido a sua amplitude requer mudanças em profundidade e o envolvimento de toda a sociedade. Desde o início do século XXI a meta para a EA vislumbra uma sustentabilidade socioambiental, recuperando o conceito de ecodesenvolvimento como um processo transdisciplinar do meio natural. Desde Maurice Strong em 1973 até Ignacy Sachs na década de 80 três pilares importantes foram traçados para convalidar esta racionalidade: eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Para esta prática é necessário conhecimento da realidade e noções de conteúdos específicos visando a formação de uma postura crítica, além de uma consciência política e de cidadania. A EA trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política devendo ser acima de tudo voltada para a transformação social. Sendo assim em tempos de desenvolvimento sustentável, fica impossível não pensarmos em fo... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Inserção política. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental. |
Thesaurus Nal: |
Environmental education; Sustainable development. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02917nam a2200205 a 4500 001 1870368 005 2020-01-15 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGAROFOLO, A. C. S. 245 $aHistórico da inserção política da educação ambiental.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 12.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 7., 2010, Salvador. Anais... [S.l.]: Sociedade Brasileira da História da Ciência$c2010 300 $ap. 1-18. 520 $aA educação ambiental (EA) atualmente busca conscientizar e formar as pessoas para a valorização da vida, sem consumismo excessivo, sem desperdício de recursos naturais e sem a degradação ambiental sendo para estes motes uma mudança de paradigma que implica tanto numa revolução científica quanto política, devendo ser acima de tudo voltada para a transformação social. Uma de suas características mais marcantes é proporcionar a organização coletiva na busca de soluções para os problemas ambientais contemporâneos. A educação ambiental carece de um espaço crítico social sem entraves. Devido a sua amplitude requer mudanças em profundidade e o envolvimento de toda a sociedade. Desde o início do século XXI a meta para a EA vislumbra uma sustentabilidade socioambiental, recuperando o conceito de ecodesenvolvimento como um processo transdisciplinar do meio natural. Desde Maurice Strong em 1973 até Ignacy Sachs na década de 80 três pilares importantes foram traçados para convalidar esta racionalidade: eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Para esta prática é necessário conhecimento da realidade e noções de conteúdos específicos visando a formação de uma postura crítica, além de uma consciência política e de cidadania. A EA trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política devendo ser acima de tudo voltada para a transformação social. Sendo assim em tempos de desenvolvimento sustentável, fica impossível não pensarmos em fortalecer uma educação ambiental que ao resgatar sua história, contemple uma prática educativa articuladora que seja capaz de enfrentar concomitantemente a degradação ambiental e os problemas sociais. Neste sentido o presente trabalho analisa a inserção política da EA no Brasil fazendo algumas reflexões sobre os percursos que deve seguir. Entende-se que como prática política a EA deverá ser caracterizada pela organização coletiva na busca de soluções para os problemas ambientais resgatando sua própria história neste cenário. 650 $aEnvironmental education 650 $aSustainable development 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aEducação Ambiental 653 $aInserção política 700 1 $aTORRES, T. Z. 700 1 $aALBERGARIA, S. J. G.
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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Registros recuperados : 48 | |
2. | | GAROFOLO, A. C. S. Embrapa Agrobiologia 2021. In: COMO a Embrapa contribui para o alcance dos ODS na Região Sudeste: live. Brasília:Embrapa, 2021. Palestra transmitida ao vivo em 8 de out. de 2021.Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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6. | | GAROFOLO, A. C. S.; RISSO, I. A. M.; BARBOSA, D. Conservação on farm de variedades crioulas em bancos familiares localizados em assentamentos rurais em território da cidadania no estado do Rio de Janeiro. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018. ANAIS DO CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 6.; CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 10.; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO, 5., 2017, Brasília, DF. Agroecologia na transformação dos sistemas...Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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19. | | FREITAS, H. R. B. de; MONTEIRO JUNIOR, F. L.; REIS, E. J.; GAROFOLO, A. C. S. EAD na agricultura: Análise do perfil discente de um curso de compostagem à distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 12., 2019, Indaiatuba. Anais... Indaiatuba: FATEC; Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; Ponta Grossa: UEPG, 2019. p. 82-90 Anais do congresso organizado por: Maria Fernanda Moura, Jayme Garcia Arnal Barbedo, Alaine Margarete Guimarães e Valter Castelhano de Oliveira.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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Registros recuperados : 48 | |
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